22/02/09

...da prosa alheia (2)


O PR de "todos os portugueses" congratulou-se com o facto.
Bento XVI, na senda do seu quase homónimo papal,ordenou que fosse considerado Santo. Sim, é de Nuno Álvares Pereira que falo. O tal que nos ensinaram que foi um exemplo de português e cujo exemplo a seguir é, hoje, em pleno séc. XXI exortado...
Rui Bebiano, quem melhor!, deixa-nos uma reflexão.
Não resisto a transcrever uma das partes:
"Ora é esse homem, «herói» também de uma guerra suja, com acções nada abonatórias no registo individual, com sangue nas mãos que não apenas o do invasor castelhano - mas apontado como «exemplo para a sociedade actual» pelo frade carmelita «vice-postulador da causa da canonização» -, que a Igreja católica, apostólica e romana de Bento XV beatificou em 1918 e que Bento XVI vai agora transformar em santo. Tendo como fundamento mais imediato, dizem, a cura milagrosa num olho de uma sexagenária que deixara de ver por ter sido atingida «com salpicos de óleo a ferver enquanto cozinhava». Cavaco já se congratulou publicamente com o evento e pode ler-se em alguns blogues de direita que esta é uma das melhores notícias para Portugal que temos recebido nas últimas décadas. Para as pessoas comuns o facto não aquecerá nem arrefecerá as suas existências, mas será sempre de proveito e exemplo conhecer também o lado negro da História. E saber de onde chegam os esquecimentos."

Não é altura, estamos em crise económica, o governo nada faz, o desemprego aumenta assustadoramente, os valores, os ideais sucumbiram, que horror discutir assuntos que promovam a Igualdade, a Dignidade, o Valor dos Seres Humanos.
Bom mesmo é termos mais um santo!

Haja paciência!



foto de Nelson d'Aires

Sem comentários:


passearam no meu país...

Powered By Blogger

Raríssimas...sabe o que é?

Arquivo da ervilheira

A minha "mais Kika"

A minha "mais Kika"
FEMINISTIZA_TE

Dizer Não!!!

om




www.endviolenceagainstwomen.org.uk