25/03/07

A importância de ser ervilha




Era uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa, mas tinha de ser uma princesa a sério.Por isso, correu mundo à procura de uma , mas havia sempre qualquer coisa que não estava bem.
(...)Uma noite houve um temporal terrível.Os relâmpagos iluminavam o céu, os trovões cruzavam os ares e chovia a cântaros.Um pavor! Nisto bateram à porta da cidade e o velho rei foi abrir.
Era uma princesa.Mas, meu Deus, em que estado se encontrava por causa da chuva e do mau tempo!(...)Mesmo assim, dizia que era uma princesa a sério.
"Já vamos saber se é verdade"pensou a velha rainha.Sem dizer nada, foi ao quarto de dormir, tirou a roupa toda da cama e pôs uma ervilha junto ao estrado.Depois empilhou vinte colchões e vinte cobertores em cima da ervilha.
Foi aqui que a princesa passou a noite. De manhã, perguntaram-lhe se tinha dormido bem.
"-Oh, muito mal!-respondeu a princesa-quase não preguei olho a noite toda!Deus sabe o que tinha a cama!Dormi em cima de uma coisa dura e estou cheia de nódoas negras no corpo todo!Foi horrível!"
Viram então que era uma princesa a sério, poque tinha sentido a ervilha através de vinte colchões e vinte cobertores.(...)
Por isso, o príncipe tomou-a por esposa, pois agora sabia que tinha encontrado uma princesa a sério.
A ervilha foi para o museu, onde ainda hoje pode ver-se"...

Hans Christian Andersen- "Contos"

1 comentário:

Anónimo disse...

Ai, ai, a primeira vez que li este conto achei-o muito tonto porque pensava que nenhuma menina, princesa ou não, seria capaz de dormir tão mal só por causa de uma ervilhinha esborrachada no fundo de tanto colchão e almofada. Depois lá percebi que isso era de propósito, para que as meninas comuns que lessem a história não pensássem que podiam ser princesas.
Agora a história na perspectiva da ervilha é que nunca tinha pensado!!!
Realmente, ás vezes podemos ser bem pequeninos e fazer muita nódoa negra :)

GOsto mesmo das suas mil ervilhas
(tenho uma história de ervilhas para crianças que não gostam de comer destas coisinhas redondinhas e muito verdes, qualquer dia mando-lha numa das voltas do correio)


passearam no meu país...

Powered By Blogger

Raríssimas...sabe o que é?

Arquivo da ervilheira

A minha "mais Kika"

A minha "mais Kika"
FEMINISTIZA_TE

Dizer Não!!!

om




www.endviolenceagainstwomen.org.uk